Bem vindo ao NPD - Niterói/RJ

O Núcleo de Produção Digital - Niterói/RJ é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Niterói e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), com o apoio da PUC-Rio. Ele faz parte do Programa Olhar Brasil lançado em 2005 pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura para ser o centro de audiovisual com tecnologia digital do Estado do Rio de Janeiro.

O Ministério da Cultura aprovou, em 2007, a parte de destinação de equipamentos de audiovisual de ponta para a montagem de estúdios e recursos financeiros para a produção de capacitação; além disso a Secretaria  Municipal de Ciência e Tecnologia de Niterói agregou a parceria do Ministério de Ciência e Tecnologia que aprovou destinação de recursos financeiros para a realização de pesquisas de campo e estudos para implantação do espaço.

O Núcleo de Produção Digital - Niterói/RJ tem o objetivo de atender as demandas do Estado do Rio de Janeiro, democratizando o acesso aos conhecimentos e meios de produção do segmento do audiovisual.

O público beneficiado pelo Núcleo de Produção Digital - Niterói/RJ compreende três grupos:
• Profissionais já estabelecidos no mercado que demandam reciclagem e atualização do conhecimento;
• Jovens e adultos que desejam entrar para o mercado de trabalho atuando no segmento de audiovisual;
• Professores da Rede Municipal de Ensino para utilização de mídias como ferramenta pedagógica em sala de aula.

A instalação de equipamentos de ponta no espaço do Núcleo de Produção Digital - Niterói/RJ, viabilizada pela Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura permitirá que os profissionais tenham acesso às novas tecnologias. Outro mecanismo a ser iniciado visando ações inovadoras será a estruturação de uma Incubadora local, voltada para o segmento de Audiovisual, com o apoio do Instituto Gênesis da PUC-Rio.

Para dar visibilidade ao espaço e credibilidade às produções, a coordenação do Núcleo de Produção Digital - Niterói/RJ estruturará mostras de filmes (curtas, longas, documentários), seguidos de debates, palestras de profissionais, além de mostras dos trabalhos dos alunos e profissionais que atuam no espaço. Além disso, o Núcleo de Produção Digital – Niterói/RJ será um local para encontros entre produtores, jovens e profissionais da área, empresas e possíveis clientes e para a troca de conhecimentos e divulgação de trabalhos efetuados na região com a intenção de inspirar novas produções.

Os objetivos do Núcleo de Produção Digital - Niterói/RJ são:
• Implantar uma rede de apoio a produção de audiovisual de baixo custo;
• Promover a formação de técnicos e realizadores de audiovisual com a ênfase na utilização de tecnologias digitais de som e imagem;
• Estimular parcerias, regionais e estaduais, entre o poder público, o mercado de audiovisual e a produção independente;
• Capacitar os professores para utilizar o audiovisual como ferramenta e metodologia pedagógica;
• Promover exibições nacionais e internacionais, incentivando a criação e divulgação de novas produções;
• Criar um espaço para encontros entre produtores, jovens e profissionais da área.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"

Niterói debate meio-ambiente e crise hídrica brasileira na Biblioteca Pública de Niterói