Parceria Bem TV e NPD - Niterói

Nos dias 18 e 25 de agosto e 8 de setembro, o NPD - Niterói abriu as suas portas para o projeto Educomunicar da ONG Bem TV. O projeto tem como objetivo apresentar aos professores das escolas da rede pública novas formas de utilização das ferramentas midiáticas no processo de educação. As professoras participantes do curso aprenderam sobre vídeo, fotografia, rádio, blog e jornal em módulos de aulas. As aulas consistiram na preparação dos professores para a utilização dos aparatos tecnológicos de cada tipo de mídias, nas discussões sobre o uso delas em sala de aula, na escolha do conteúdo e o modo como ele complementa o material didático.

Quando o NPD - Niterói foi inaugurado, o projeto já havia se iniciado. As aulas ministradas na casa abordaram a utilização do vídeo como mídia didática. O curso foi realizado em três aulas. Na primeira, as professoras participantes receberam noções básicas de roteiro, iluminação, produção, captação em câmera caseira MiniDV e realizaram exercícios de filmagem. Na segunda aula os vídeos realizados nos exercícios foram capturados e editados em nossa ilha de edição. Na terceira aula, a socióloga e pedagoga Regina Bortolini orientou as professoras na organização de projetos desenvolvidos durante o curso em parceria com as escolas. Desenvolvidos a partir de diagnósticos que identificavam o perfil e a estrutura de cada uma das institutições de ensino participantes, esses projetos deverão ser apresentados em forma de seminário na última reunião que encerrará o curso, no dia 7 de outubro.


 A realização do projeto Educomunicar no NPD - Niterói também foi pensada no sentido de familiarizar as professoras com a estrutura da casa para que o espaço possa ser percebido como uma ferramenta a mais a ser utilizada de modos diversos por elas. Dessa maneira, elas poderão criar projetos educacionais independentes do Educomunicar, mas que germinaram através da Bem TV e com o apoio do NPD - Niterói.

Comentários

  1. ola gostaria nuito de saber como se escrever para os cursos que oferecem.
    Meu e-mail: Carlos
    cassfotofilmagem@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, também gostaria de entrar em contato com vcs para saber da agenda de cursos. O telefone que aparece aqui só dá sinal de ocupado qlq hora do dia e da noite. Muito Obrigada! bella_sanx@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo chega à Niterói em Junho

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"