O NPD - Niterói/RJ recebe roteirista Melanie Dimatas

Nesta segunda-feira, 14 de Junho, a roteirista Melanie Dimantas realizou uma palestra sobre roteiro no NPD – Niterói/RJ. A palestra aberta atraiu tanto estudantes de cinema quanto alguns profissionais da área e também pessoas interessadas em conhecer um pouco melhor essa ferramenta cinematográfica.

A Palestra, que rapidamente se tornou um bate-papo informal, se concentrou nas experiências específicas dos trabalhos da roteirista e nas várias técnicas gerais aplicadas na construção de um roteiro. Da idéia inicial até o roteiro propriamente dito há uma trajetória que pode ser percorrida de várias maneiras. Há a storyline, a sinopse, o argumento e a escaleta e cada roteirista pode optar por usar ou não essas ferramentas. O importante é que o roteiro deve ser visto como uma ferramenta técnica que serve para guiar a produção do filme. Em filme, resultado final de um roteiro, o trabalho do roteirista deve estar presente, mas não deve ser percebido.

foto: Raquel Dias

A paulista Melanie Dimantas é roteirista experiente e já trabalhou com nomes importantes como Carla Camurati (no filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” – filme que marcou a retomada do cinema nacional após o fim das atividades cinematográficas no país no governo Collor), e roteirizou filmes como “Do Outro Lado da Rua”, “Copacabana” e a série “Cidade dos Homens”.

Dimantas comentou sobre o trabalho em parcerias e também sobre roteiros escritos sob encomenda. Das dúvidas dos participantes, surgiu a questão da inspiração, para a qual Melanie respondeu que nada melhor que uma caminhada matinal com seus cachorros.

foto: Raquel Dias

Os presentes estavam animados com a palestra e surgiram dúvidas de todos os tipos, desde como escrever um roteiro de documentário até uma breve discussão sobre o papel dos vilões clássicos no roteiro. Concentrando-se na análise e exposição das ferramentas de um roteiro de longa-metragem de ficção, a palestra seguiu em tom descontraído, agradável e muito informativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo chega à Niterói em Junho

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"