Iluminação Cinematográfica com Marina Tedesco


Marina Tedesco, fotógrafa e doutoranda formada pela Universidade Federal Fluminense, ministrou a aula sobre Iluminação para cinema no NPD. A aula ofereceu um panorama geral sobre a função da iluminação, quem é que ilumina uma cena, o papel do fotógrafo de cinema, com quem ele se relaciona diretamente em um set de filmagem, os tipos de refletores e a função que cada um deles executa na iluminação.

Foto: Raquel Dias


O curta-metragem “A Profecia de Asgard”, dirigido por Giu Jorge e ganhador do edital do Ministério da Cultura para Curtas Infanto-Juvenis, foi exibido como estudo de caso após o apanhado geral sobre iluminação e fotografia. Alguns trechos do filme, fotografado pela própria Marina Tedesco, foram selecionados para ilustrar o conteúdo da aula e incitar a curiosidade dos alunos.

Foto: Raquel Dias


O uso da experiência própria da fotógrafa em sala de aula atraiu o interesse tanto dos mais avançados, que queriam saber como os problemas de iluminação foram resolvidos, quanto pelos iniciantes, que tentavam desvendar como a iluminação da cena havia sido feita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"

Niterói debate meio-ambiente e crise hídrica brasileira na Biblioteca Pública de Niterói