Oficina de Produção em TV


Voltada para o público adolescente, a Oficina de Produção em TV, ministrada por Fernanda Alves,  teve seus alunos variando entre 11 e 13 anos. Esses pequenos interessados em audiovisual aprenderam tudo sobre o funcionamento de um programa de televisão, desde a pré até a pós-produção. Eles próprios fizeram a seleção de pauta e definiram as funções  que executariam durante a produção do programa de acordo com suas personalidades. Os mais desinibidos ficaram com a área de reportagens e a apresentação, já os mais introvertidos ficaram mais ligados ao por trás das câmeras.  

O tema dos programas, também escolhidos por eles mesmos, foi “bullying” e “moda”. Uma vez escolhidos, a professora Fernanda trouxe livros, filmes e imagens complementares para que eles pudessem elaborar melhor suas idéias sobre os assuntos.  O roteiro foi escrito por Fernanda, mas sempre com a supervisão dos pequenos produtores.

Com energia e criatividade à flor da pele, os alunos trouxeram renovação as idéias propostas pelo curso e se comportaram como verdadeiros profissionais durante as filmagens, cada um compreendendo a importância de sua função. Todos foram ajudados por Bia Marques  e seus alunos da Oficina de Operação de Câmera, que montaram a iluminação do cenário. A operação em si e a edição foram feitas por  Celso Bonfim, parceiro incansável do NPD.

fotos: Raquel Dias

Os programas serão apresentados aos pais dos alunos e à Unitevê em um evento especial que será realizado nesta sexta feira, dia 10, às 15h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo chega à Niterói em Junho

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"