Encerramento da Oficina de Fotografia Pinhole Para Educadores Mediadores

Entre os dias 17 de março e 14 de abril, o NPD – Niterói, através da Oficina de Fotografia Pinhole Para Educadores Mediadores, promoveu encontros entre professores da rede pública para o aprendizado sobre fotografia e discussões sobre seu uso em sala de aula.

Ministrada por Eliany Salvatierra, Rodrigo Morelato e Daniel Soares, a oficina mostrou aos participantes todo o processo fotográfico, desde a concepção de uma câmera e seu funcionamento a noções de laboratório e revelação.

A fotografia pinhole se caracteriza pelo uso de câmeras que não possuem lentes. Os alunos aprenderam a utilizar caixas de sapato, latas vazias e caixas de fósforo para montarem suas câmeras e, em saídas práticas, capturaram imagens e as revelaram em um laboratório improvisado construído em um dos banheiros do NPD.

Fotos por Raquel Dias

Os participantes ficaram empolgados com as discussões sobre fotografia e por poderem conferir o resultado de um trabalho de captura de imagens no qual eles participaram de todo o processo.

Tendo a oportunidade de conferir de perto todo o processo de captura e revelação de fotografias, os alunos também se empolgaram com as discussões em sala de aula que abordaram, por exemplo, o lugar da fotografia na contemporaneidade e forneceram um embasamento sólido para as aulas teóricas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo chega à Niterói em Junho

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"