Cineclube NPD

No dia 1º de Junho, o NPD - Niterói vai inaugurar o seu tão aguardado cineclube! 

O Cineclube NPD terá uma programação variada com diversos gêneros, movimentos cinematográficos e diretores que trarão um painel eclético para todos aqueles apaixonados por cinema. Todas as sessões serão seguidas de um debate.
A nossa sessão especial de inauguração exibirá o filme "5x Favela".

Em 1961, cinco jovens cineastas de classe média, oriundos do movimento estudantil universitário, realizavam o filme "Cinco Vezes Favela". Carlos Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Farias e Miguel Borges eram aqueles jovens que tornaram o filme um marco do cinema moderno brasileiro e um dos fundadores do Cinema Novo. Passadas quatro décadas, "Cinco Vezes Favela, Agora por Nós Mesmos" reúne dessa vez jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, treinados e capacitados a partir de oficinas profissionalizantes de audiovisual ministradas por grandes nomes do cinema brasileiro, como Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Daniel Filho, Walter Salles, Fernando Meirelles, João Moreira Salles e muitos outros. O projeto apresenta cinco filmes de ficção, de cerca de 20 minutos cada um, sobre diferentes aspectos da vida em suas comunidades.

O filme será seguido de debate com uma das realizadoras do filme, Luciana Bezerra, coordenadora do Núcleo Audiovisual do Grupo Nós do Morro e integrante do Comitê Gestor do NPD - Niterói!


Venham todos e tragam seus amigos e parentes que a gente garante a pipoca!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"

Niterói debate meio-ambiente e crise hídrica brasileira na Biblioteca Pública de Niterói