Vernissagem da Exposição Fotográfica "Balé das Aves"

Através do FotoRio 2011, o NPD – Niterói está trazendo a exposição fotográfica “Balé das Aves” de Flávia Lage. A exposição, que inaugura a Galeria de Exposições do NPD, conta com 95 fotos dispostas em 36 painéis.

Os convidados da vernissagem, que ocorreu no dia 13 de julho, tiveram a oportunidade de apreciar em primeira mão o resultado de um trabalho de mais de quatro anos nos quais a fotógrafa capturou imagens espetaculares das aves migratórias e nativas da cidade, percorrendo toda a orla de Niterói – da Ponta d’Areia à Fortaleza de Santa Cruz -, a região oceânica – de Piratininga a Itaipuaçu -, as Ilha da Conceição, de Mocanguê e d’Água e as lagoas de Maricá e Ponta Negra.

fotos: Raquel Dias

Flávia Lage desenvolve em seu trabalho uma verdadeira relação com as aves. Os animais em suas fotos não são apenas sujeitos de um retrato, mas seres dotados de vida que são capturados pelas lentes de Flávia nos momentos mais diversos de seus costumes. Quase como um registro biológico, a exposição apresenta essas aves tanto em seus habitat natural quanto no ambiente urbano, que invade cada vez mais o território a eles pertencente.

Essas incríveis imagens trazem uma mensagem importante em seu impacto visual, uma mensagem que a própria fotógrafa carrega imbuída em seu ato de fotografar: precisamos compreender esses animais e o espaço em que eles vivem para podermos nos desenvolver a partir do respeito mutuo entre homem e natureza.

“Balé das Aves” ficará exposta até 19 de agosto na Galeria de Exposições do NPD.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"

Niterói debate meio-ambiente e crise hídrica brasileira na Biblioteca Pública de Niterói