Oficina de Assistência de Direção

Na semana passada,o NPD ofereceu a Oficina de Assistência de Direção, ministrada por Laura Mansur, 1° assistente de direção de mais de 20 curtas em São Paulo e Porto Alegre, entre eles os premiados A Mula Teimosa e o Controle Remoto e o documentário Tarabatara.

Laura Mansur falou sobre a função de um assistente de direção e sua relação com os outros departamentos de uma equipe cinematográfica. Comentou a importância do papel de liderança e coordenação do set; meio de campo entre produção e direção, direção de figuração, organização dos tempos e administração das necessidades de cada departamento para a realização de uma cena.
Foto: Jefferson Aurore
Os alunos realizaram exercícios de análise técnica, plano de filmagem, decupagem e ordem do dia.  Saíram aptos para desenvolverem a função de assistente. Aprenderam que são muitos trabalhos invisíveis e que a organização e o planejamento são essenciais para a tarefa.

“Seu papel é prever, organizar e pôr em execução tudo o que é necessário para criar as condições de trabalho mais favoráveis para a direção e realização do filme”  Pierre Malfille – (texto utilizado nas aulas da oficina).

Fotos: Laura Mansur


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo chega à Niterói em Junho

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"