Núcleo de Produção Digital exibe o documentário “Raça” dentro da Semana da Consciência Negra

O Núcleo de Produção Digital (NPD) de Niterói, em parceria com o Núcleo de Ações Integradas (NAI), da Fundação Municipal de Educação (FME), exibe na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, às 18h, com entrada gratuita, o documentário “Raça”. 

O evento faz parte da Semana da Consciência Negra, que acontece ainda no dia 26 de novembro, às 18h, no auditório da FME (rua Visconde de Uruguai 414, centro), com uma mesa-redonda sobre a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

“Raça”, dirigido por Joel Zito Araújo e Megan Mylan em 2012 é uma co-produção Brasil e Estudos Unidos. Ele mostra a história de três pessoas na linha de frente da luta pela igualdade racial. O esforço do senador Paulo Paim para sancionar a lei do “Estatuto da Igualdade Racial” no Congresso Nacional, em Brasília. O documentário apresenta ainda a luta de Miúda dos Santos – neta de africanos escravizados e ativista quilombola – pela posse das terras e pelo respeito às suas tradições ancestrais da Comunidade Quilombola de Linharinho, no Espírito Santo. E os bastidores da trajetória do cantor, apresentador e empresário Netinho de Paula durante todo o processo de criação e tentativa de consolidar o seu canal TV da Gente, formado majoritariamente por profissionais negros.

O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) fica na rua Visconde de Uruguai 300, centro de Niterói. Mais informações: 2622-1324.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"

Niterói debate meio-ambiente e crise hídrica brasileira na Biblioteca Pública de Niterói