Núcleo de Produção Digital exibe programa de curtas “Música de Invenção”

O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) exibe  na sessão “CineMúsica” desta semana  o programa “Música de Invenção”, uma compilação de seis curtas-metragens, que representam à altura alguns dos mais criativos músicos brasileiros como Tim Maia, Os Mutantes, Jards Macalé, Walter Franco, Arrigo Barnabé e Moreira da Silva.  Ele será apresentado no cineclube do Núcleo no dia 10 de abril, quinta-feira, às 17h30, com entrada gratuita e classificação etária de 14 anos.

No curta “Mutantes”, o diretor Antonio Carlos da Fontoura retrata um dia de Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sergio Dias nas ruas de São Paulo, com um mosaico de cenas documentais improvisadas e trechos de canções do trio paulistano, conhecido justamente por suas colagens e justaposições sonoras. “Tira os óculos e recolhe o homem”, de André Sampaio, reinventa o episódio verídico da prisão de Jards Macalé após um show com Moreira da Silva em 1977, mostrando clara influência dos quadrinhos. “Walter Franco, muito tudo” talvez seja o curta que se aproxime mais de um documentário musical tradicional, baseado em entrevistas e registros de canções, mas a câmera inquieta dos diretores Bel Bechara e Sandro Serpa tenta reproduzir as inflexões e mudanças de ritmo que caracterizam a obra do compositor paulistano. 

“Pretinho Babylon”, de Cavi Borges e Emílio Domingos, mostra a batalha de um rastafári para divulgar seu disco de dub circulando pelo Rio de Janeiro de bicicleta. “Tim Maia”, de Flávio Tambellini”, é um saboroso road movie documental, que tem como eixo uma conversa com Tim Maia em um carro conversível pela orla carioca. Já “A estória de Clara Crocodilo”, de Cristina Santeiro, parece um filho inspirado no filme “O bandido da luz vermelha”, com sua trama radiofônica-policialesca terceiro-mundista baseada na cinematográfica música de Arrigo Barnabé.

O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) fica na rua Visconde de Uruguai 300, centro de Niterói. Mais informações: 2622-1324.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"

Niterói debate meio-ambiente e crise hídrica brasileira na Biblioteca Pública de Niterói