Cineclube do Núcleo de Produção Digital de Niterói retorna com programação de clássicos

A partir de setembro, o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) dá início à sessão “Cine Clássico”, com exibição gratuita de filmes clássicos nacionais e internacionais nas quintas-feiras, sempre às 18h.

No dia 4 de setembro, abrindo a sessão “Cine Clássico”, teremos a exibição da versão restaurada e remasterizada digitalmente de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, obra-prima dirigida por Glauber Rocha, indicada à Palma de Ouro em Cannes e que completa 50 anos em 2014. Depois de matar o patrão, o vaqueiro Manuel e sua mulher Rosa vagam pelo sertão, encontrando um deus negro, um diabo loiro e o temível Antônio das Mortes. Considerado um dos marcos do Cinema Novo, o filme conta no elenco com Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Maurício do Valle e Othon Bastos.

Dia 11 é a vez de “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall)”, de Woody Allen. No filme, Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, mas depois de um tempo, crises conjugais começam a se fazer sentir entre os dois. A comédia, de 1977, ganhou quatro categorias do Oscar - melhor filme, diretor, atriz e roteiro original.

 “Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard)” é a atração do dia 18. Para fugir dos representantes de uma financeira, Joe Gillis (William Holden) se refugia na decadente mansão de Norma Desmond (Gloria Swanson), antiga estrela do cinema mudo. Quando Norma descobre que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de “Salomé”, filme que marcará seu retorno às telas. O roteiro é insuportável, mas como o pagamento é bom, Joe aceita. Mas o destino lhe reserva surpresas. O filme, dirigido por Billy Wilder em 1950, ganhou o Globo de Ouro de melhor filme (drama), atriz e diretor.

Fechando a programação do mês, no dia 25, será exibido “E La Nave Va”. O filme, dirigido por Federico Fellini em 1983, mostra os eventos ocorridos a bordo de um navio luxuoso, onde os amigos de uma falecida cantora de ópera se reúnem para o funeral dela, ao mesmo tempo em que descobrem que há um grande grupo de refugiados sérvios no convés do navio, recolhidos pelo capitão do navio. Na parte final, o longa assume um tom surrealista.

O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) fica na  rua Visconde de Uruguai 300, centro de Niterói.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"

Niterói debate meio-ambiente e crise hídrica brasileira na Biblioteca Pública de Niterói