“Delírios de um Cinemaníaco” é a atração do dia 27 de maio no cineclube do NPD

O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) exibe em seu cineclube, no dia 27 de maio, quarta-feira, às 18h30, o filme “Delírios de um Cinemaníaco”, dirigido por Carlos Eduardo Magalhães e Felipe Leal Barquete. A entrada é gratuita.

O filme é a cinebiografia de José de Oliveira, mais conhecido como Zé Pintor, um dos pioneiros na atividade cinematográfica na cidade de São Carlos (SP). Ele produzia seus filmes de forma independente e utilizava como atores amigos e pessoas próximas a ele.

Baseado no livro “Minhas memórias com meu cinema”, de autoria do próprio José de Oliveira, o filme mostra que além dos roteiros, o diretor selecionava e dirigia os atores, montava cenários, criava o maquinário e maquetes, definia os enquadramentos, montava a luz, focava suas imagens e realizava toda a pós-produção, revelação, montagem, e cópias dos filmes com técnicas alternativas simplificadas e criativas, sem o auxílio de grandes tecnologias. Quando não conseguia fazer todas essas funções, contava com a ajuda das pessoas ao seu redor – geralmente os atores dos filmes.

Esse modo de produção singular do artista resultou em filmes muito ricos, do ponto de vista estético e histórico. A utilização de não atores, filmagens em áreas externas de São Carlos e nas casas de amigos, fizeram com que os seus filmes, hoje, se situem entre a ficção e o documentário.

“Delírios de um Cinemaníaco”, além de ter sido o vencedor do edital do Fundo Municipal de Cultura de São Carlos em 2011, foi o projeto vencedor do Prêmio Bradesco – Histórias de Vida 2011.




O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) fica na rua Visconde de Uruguai 300, centro de Niterói. Mais informações: 2717-3279.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"

Niterói debate meio-ambiente e crise hídrica brasileira na Biblioteca Pública de Niterói