Niterói ganha um novo Cineclube, o Cine Nikiti

O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), órgão vinculado à Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes, inicia, a partir de maio, um novo cineclube na cidade, o Cine Nikiti.  Sempre na terceira quarta-feira de cada mês serão exibidos longas-metragens brasileiros, precedidos de um curta nacional, e com entrada gratuita.

A estreia será no dia 20 de maio, às 19h, com a exibição do documentário “Sem Pena”, de Eugenio Puppo, Prêmio do Júri Popular no 47º Festival de Cinema de Brasília e Prêmio da Crítica de Melhor Documentário no 41º Sesc Melhores Filmes.

O documentário, lançado nos cinemas em 2014, discute o sistema de justiça criminal brasileiro e retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente. A partir de imagens impactantes de prisões brasileiras, o longa pretende estimular uma análise crítica da realidade do sistema de justiça, destacando temas relativos à alta taxa de encarceramento e a falta de acesso à justiça no Brasil, entraves na execução das penas privativas de liberdade, as dificuldades enfrentadas pelo egresso, a ausência de infraestrutura na prisão, o fortalecimento do crime organizado dentro e fora das prisões e as frequentes violações aos direitos humanos. O filme traz depoimentos de presos, juízes, promotores, advogados e especialistas do sistema de justiça criminal.

Antes de “Sem Pena” será exibido o curta “Réquiem”, de Felipe Duque. Réquiem é a adaptação da história de mesmo nome e autobiográfica de Lourenço Mutarelli (“Cheiro do Ralo”), autor brasileiro de HQs . A história fala de um período da vida do artista na qual ele desenvolveu um quadro de pânico (que acompanha sua expressão artística) seguida da perda de um grande amigo.

Após a exibição do filme haverá debate sobre população carcerária e sistema prisional com a Dra. Izabella Lacerda Pimenta, Phd em Antropologia e docente do curso de Segurança Pública da UFF; Verônica Lima, Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e Claudio Piúma, Agente de Projetos do Afroreggae. Gaúcho, como é conhecido Claudio, é ex-detento e, em seu trabalho no Afroreggae, tem como função buscar empresas interessadas em  contratar ex-detentos, além de mediar conflitos com pessoas que ainda estão no crime. 

O NPD concederá certificado de horas de atividade complementar para os estudantes que comparecerem ao evento.

O Solar do Jambeiro fica na  rua Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. Telefone: 2109-2222.


Site oficial Sem Pena: http://www.sempena.com.br

Página Oficial do filme no Facebook: https://www.facebook.com/sempenafilme


Página do evento Cine Nikiti – Sem Pena no Facebook: https://www.facebook.com/events/387442264775785/

Página do Cine Nikiti no Facebook: https://www.facebook.com/cinenikiti


Ficha Técnica:                                                          
Sem Pena, de Eugenio Puppo
(87min, cor, 2014)

Classificação etária: 12 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo chega à Niterói em Junho

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"