Cine Nikiti exibe longa que participou do Festival de Berlim

O cineclube Cine Nikiti exibe neste mês, em parceria com o Festival Visões Periféricas, o filme “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso, que participou da mostra Forum do Festival de Berlim em 2015. Ele será apresentado no dia 21 de outubro, quarta-feira, às 19h, com entrada gratuita. 

A cana-de-açúcar move o Brasil há 500 anos e Edilson é um de seus cortadores. As máquinas chegam e ele deixa o canavial para explorar o espaço em sua primeira missão interplanetária. Um pequeno passo para ele, um salto gigantesco para o Brasil.

O filme apresenta uma série de esquetes surreais e bem-humoradas, explorando a noção de modernidade e tecnologia ao longo da história do Brasil. Ele dialoga com filmes de cineastas como o palestino Elia Souleiman, o soviético Dziga Vertov e o brasileiro Luis Sérgio Person, que, em 1965, dirigiu o filme "São Paulo S/A".

A produção ganhou os prêmios de melhor direção, roteiro, som, trilha sonora e montagem no 47° Festival de Brasília. E os de melhor longa-metragem, direção, roteiro, produção, som e ator (Edilson Silva) no Festival de Cinema de Triunfo.

““Brasil S/A” tem uma trilha sonora onipresente em todo filme, criada com muita atenção por Mateus Alves e sempre focando na grandiosidade e opulência passadas pela história. "”Brasil S/A” propõe situações de uma espécie de hiper-realidade, uma alegoria que desse conta de potencializar o real a partir do imaginário que o condiciona", afirma o diretor Marcelo Pedroso. Sobre a experiência de contar uma história sem diálogos em “Brasil S/A”,  o diretor de fotografia, Ivo Lopes, comenta: "Esse é um filme de fluxo e justaposição de imagens, fragmentos articulados que criam a ideia de movimento único, integrado.”

Antes de “Brasil S/A” será exibido o curta-metragem “Trevas”, de Will Domingos. Ele conta a história de dois viajantes que se apaixonam nas estranhas paisagens do interior do Brasil. “Trevas” ganhou o prêmio de melhor curta nacional no Rio Festival Gay de Cinema 2015. 

Neste mês a exibição dos filmes voltam para a área externa do Jambeiro. E já que estaremos em horário de verão, das 19h às 20h, exibiremos videoclips de dance e pop para animar a galera.  

O NPD concederá certificado de horas de atividade complementar para os estudantes que comparecerem ao evento.

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. Telefone: 2109-2222.

Trailer oficial do filme:  https://www.youtube.com/watch?v=4lvf5Sl7YXk


Entrevista  com Marcelo Pedroso (diretor): https://www.youtube.com/watch?v=RefBKTrrEP4

Página do evento Cine Nikiti – Brasil S/A no Facebook: https://www.facebook.com/events/734876243284610/

Página do Cine Nikiti no Facebook: https://www.facebook.com/cinenikiti

Ficha Técnica:
Direção: Marcelo Pedroso
Duração: 71 min
Ano: 2015
Classificação Indicativa: Livre
Elenco:
Edilson Silva, Wilma Gomes, Adeilton Nascimento, Giovanna Simões, Wilma Gomes, Marivalda Maria dos Santos, Maracatu Estrela Brilhante.

CRÍTICA: “O filme desarma expectativas e produz imagens (e sonoridades) inesperadas o tempo todo. Primeiro, por ser um longa sem um único diálogo, vale-se apenas de sons e imagens para construir sua dimensão estética e crítica. Depois, por apresentar em tom operístico uma visão distópica do capitalismo predador à brasileira. Assim, vemos máquinas substituindo o homem nas lavouras e inchando as cidades de migrantes. Figurantes de maracatu que dançam valsas e minuetos. Os prédios que vão subindo, desordenadamente, e acabando com a paisagem. Carros entupindo as ruas, a ponto de terem de ser rebocados por um caminhão-cegonha. Uma modelo de biquíni rege a estranha dança de escavadeiras, enquanto o pavilhão nacional, com um buraco no meio, plana sobre a paisagem desolada do mar de edifícios de quarenta andares. Um grupo de fiéis entra em transe místico enquanto se ouve “The Sound of Silence”, da dupla Simon & Garfunkel. “Brasil S/Aé uma vasta e brilhante metáfora da devastação imposta ao país entregue a esse crescimento sem alma que passa por progresso.” (Luiz Zanin – O Estado de São Paulo) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo chega à Niterói em Junho

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"