Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Niterói terá diversas atividades

Neste ano a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2015, em Niterói, acontecerá entre os dias 19 e 24 de outubro, em diversos espaços da cidade. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, e toda a sua programação é gratuita.

A abertura da SNCT-2015 em Niterói acontecerá no dia 19 de outubro, segunda-feira, às 17h, no Solar do Jambeiro. O evento contará com a palestra “Luz, fótons e lasers: Celebrando o Ano Internacional da Luz”, que será proferida pelo Dr. Luiz Davidovich, professor de Física da UFRJ, agraciado com o prêmio Almirante Álvaro Alberto, o mais importante da ciência brasileira. Na sequência, haverá o lançamento do filme “Quem Foi Que Disse: Sobre a Causa Sagrada de Darwin” (foto), de Luiz Andrade. O média-metragem (45 min) aborda três momentos históricos: a passagem do grande naturalista Charles Darwin pelo Estado do Rio de Janeiro, em 1832, e o seu encontro com a brutalidade da escravidão; o darwinismo social e o discurso eugenista no Brasil Império (1875) e a questão que nos compromete até hoje, o racismo. Junto à estreia do filme será realizada a exposição “A Causa Sagrada de Darwin”, dos fotógrafos Marcovani Porto e Miguel Vasconcellos, com fotos da produção e exposição de figurinos e objetos de cena. As exposições ficam no Solar do Jambeiro até o dia 25 de outubro.

Na terça, dia 20 de outubro, acontecerá, das 9h às 18h, o simpósio “Niterói: da cidade conectada à cidade inteligente”, no Hotel H. Ele tem a proposta de divulgar os avanços de Niterói em termos de conectividade, de inclusão sociodigital e integração de sistemas inteligentes, mas, sobretudo, de discutir e configurar cenários futuros para construirmos a Niterói que queremos.

A mesa de abertura do simpósio contará com o Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo; o Subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade; o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sidney Mello; Presidente do SERPRO, Marcos Mazzoni, entre outras autoridades. O evento terá ainda palestras tais como: “Futuros inteligentes para a Niterói que queremos” (Dr. José Luiz Moutinho), “Programa Niterói Digital: concepção e resultados (Adriana Neves e Luiz Andrade), “Niterói e a internet das coisas” (Dr. Luis Shara) e “Como a tecnologia pode democratizar o acesso à saúde” (Dr. Aílton Coelho Vieira Júnior). 

Ainda na terça, às 17h, Cine Debate com exibição do documentário “A Lei da Água - Novo Código Florestal”, de André D’Elia, na Biblioteca Pública de Niterói. O evento é uma parceria entre Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) e a Cinedelia/O2 Filmes (produtora do diretor Fernando Meirelles, de “Cidade de Deus”). O filme explica a relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira. Ele mostra a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil, e problematiza o impacto do novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso em 2012, nesse ecossistema e na vida dos brasileiros. Após a sessão, haverá debate sobre meio-ambiente e crise hídrica brasileira com a presença de Axel Grael, Vice-Prefeito, engenheiro florestal e ambientalista e da Prof. Dra. Alba Simon, bióloga e doutora em Geografia/Planejamento Territorial pela UFF.

A 1ª Mostra acadêmico-cientifica de Niterói: educação, ciência, tecnologia e inovação, acontecerá na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)  nos dias 21 (quarta) e 22 (quinta) de outubro, das 9h às 17h. Este evento é uma chamada para apresentação de artigos e relatos de experiência no âmbito municipal. Para além do intercâmbio de ideias e experiências, os artigos aprovados por um Comitê Científico serão posteriormente publicados.

No dia 21, quarta-feira,  acontece ainda o Concurso de Poesia (Educação/FME), às 18h, no Teatro Municipal de Niterói e, no Campo de São Bento, será instalada a Tenda da Inovação do Centro Integrado de Tecnologia e Inovação da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), das 8h às 17h.

A II Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação toma conta do Horto do Fonseca na sexta (23 de outubro, das 9h às 18h) e sábado (24 de outubro, das 9h às 13h). Nela serão apresentados os trabalhos das escolas públicas e particulares. Participam também vários expositores e parceiros institucionais. “Este é um momento forte da SNCT pois nele se revela a criatividade, a engenhosidade e o protagonismo dos estudantes”, afirma o Subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade.

Mais informações no Facebook da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 em Niterói: http://www.facebook.com/Semananiteroi2015

ENDEREÇOS:
Solar do Jambeiro - Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói.
Hotel H – Rua Dr. Paulo Alves, 14, Ingá, Niterói.
Biblioteca Pública de Niterói - Rua da Conceição, s/n°, Centro , Niterói.
Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) – Rua Marechal Deodoro, 263, Centro, Niterói.
Teatro Municipal – Rua 15 de Novembro, 35, Centro, Niterói.
Horto do Fonseca – Alameda São Boaventura, s/n°, Fonseca, Niterói.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"

Niterói debate meio-ambiente e crise hídrica brasileira na Biblioteca Pública de Niterói