O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

O próximo Cine Debate, produzido pelo Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), será o documentário “Do Luto à Luta”, de Evaldo Mocarzel. Ele será apresentado no dia 22 de junho, quarta-feira, às 17h, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.

O filme, que tem classificação etária livre, mostra o mundo das pessoas com síndrome de Down, que atinge cerca de oito mil bebês a cada ano no Brasil. As dificuldades enfrentadas no cotidiano, o preconceito da sociedade e as suas potencialidades são reveladas no filme.

No ano de seu lançamento (2005), o documentário participou de diversos festivais, ganhando vários prêmios: Prêmio Especial do Júri, no Festival de Gramado; prêmio de Melhor Documentário/Júri Popular, no Festival do Rio; e foi o grande vencedor do Cine PE, recebendo os troféus de Melhor Filme, Melhor Documentário, Direção, Fotografia, Montagem, Prêmio da Crítica/Imprensa Especializada e Prêmio Especial do Júri Popular.

Antes de “Do Luto à Luta” será exibido o curta-metragem “Um Sonho de Menina”, dirigido por Gabriel Gonçalves e Marcos Paulo Alfa, sendo realizado pela Bem TV e pela turma do curso de Audiovisual de 2014. No curta, Ana é uma menina de nove anos que sonha com um mundo mágico após ver um grafite em um muro da cidade. Sua viagem a leva a um encontro inesperado.

Após a sessão haverá debate com a Diretora Geral da Subsecretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Adriana Neves, e da Assessora de Educação Especial da Fundação Municipal de Educação (FME), Andrea Pierre.

O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) concederá certificado de horas de atividade complementar para os estudantes que comparecerem ao evento.

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. Telefone: 2109-2222.

Confirme sua presença no evento na página do Facebook: https://www.facebook.com/events/1710650835890260


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo chega à Niterói em Junho

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"