Cine Nikiti exibe documentário sobre a história da animação brasileira




O cineclube Cine Nikiti neste mês dá uma chance para quem perdeu o filme de abertura da Mostra AnimaNit e reapresenta o documentário “Luz, Anima, Ação”, de Eduardo Calvet. Ele será exibido no dia 21 de setembro, quarta-feira, às 19h, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.


O filme, lançado em 2013, faz uma trajetória da animação brasileira desde o pioneiro “O Kaiser”, de Álvaro Marins (lançado em 1917) até o recente “Rio” (2011), de Carlos Saldanha, fazendo um mapeamento em quase um século de produções animadas no cinema e tevê, abrangendo desde curtas a longas da animação nacional, passando por séries e  comerciais de tevês que estão em nossa memória. “Luz, Anima, Ação” conta com depoimentos de personalidades desta área, como Maurício de Souza, Otto Guerra, Stil, Allan Sieber e Chico Liberato, e resgata ainda uma série de raras imagens de arquivo, restaurando produções que já pensavam estarem perdidas para sempre, entre elas “As Aventuras de Virgulino”, criada em 1930 pelo caricaturista Luiz Sá. 


Exibido no Anima Mundi 2013 e no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy 2014, “Luz, Amima, Ação” ganhou diversos prêmios: Melhor Documentário Internacional no Documentary & Short International Movie Award 2014 (DSIMA), Melhor Filme e Melhor Diretor no 7º Curta Cabo Frio e Melhor Roteiro no II Festival Brasil de Cinema Internacional/FBCI.

O NPD concederá certificado de horas de atividade complementar para os estudantes que comparecerem ao evento.

Cine Nikiti é um cineclube resultado da parceria do Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD)/Subsecretaria de Ciência e Tecnologia com a Niterói Filmes e o Solar do Jambeiro.

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. Telefone: 2109-2222.

Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=sD-Wfmu_ZsI

Entrevista com Eduardo Calvet: https://www.youtube.com/watch?v=N5mnvNZnkt8 

Página do Cine Nikiti no Facebook: https://www.facebook.com/cinenikiti



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo chega à Niterói em Junho

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"