sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Cine Nikiti exibe documentário sobre alimentação dentro da SNCT 2016

A última edição do Cine Nikiti de 2016 acontece no dia 19 de outubro, quarta-feira, às 19h, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita. Será exibido o documentário “Comer o Quê?”, dirigido por Leonardo Brant e a programação faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, cujo tema é “Ciência Alimentando o Brasil”, e que acontece em Niterói entre os dias 17 e 22, em diversos locais.

“Comer o Quê?” apresenta o cotidiano de uma série de personagens ligados ao mundo da alimentação, de chefs consagrados a produtores rurais, passando por especialistas em nutrição, economia e gastronomia que apresentam à atriz e nutricionista Graziela Mantoanelli as diversas dimensões e possibilidades da boa alimentação. Temas como agronegócio, a comida como forma de sociabilidade, a incorporação de paisagens brasileiras à mesa, alimentos orgânicos, saúde e outros são abordados no documentário.

O filme serve ao público um banquete de sabores, imagens, reflexões e emoções, de maneira leve e despretensiosa. Afeto, saúde, cultura, indústria e educação formam equações possíveis entre desfrute e cuidado, consciência e espontaneidade, equilíbrio e bem estar. “Eu não entendo a cozinha como arte, mas como expressão artística. A cozinha confere ao autor a possibilidade de se expressar através da arte. Essa expressão artística é incontestável”, diz o chef Alex Atala no filme, que também traz depoimentos da chef Helena Rizzo, da nutricionista e apresentadora de TV Bela Gil, do professor de Educação Física e consultor Marcio Atalla, do ator e produtor de alimentos orgânicos Marcos Palmeira, do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar, do jornalista especializado em gastronomia Josimar Melo e da ativista chef e nutricionista Neka Menna Barreto, entre outros.

Após a sessão haverá debate com Paola Hortala, integrante do Pacha Mamma – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciência Ambiental e Agriculturas da UFF, e estagiária no Projeto Favela é Planta, de Agricultura Urbana no Morro do Palácio.

O NPD concederá certificado de horas de atividade complementar para os estudantes que comparecerem ao evento.

Cine Nikiti é um cineclube resultado da parceria do Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD)/Subsecretaria de Ciência e Tecnologia com a Niterói Filmes e o Solar do Jambeiro. Nesta edição o Cine Nikiti terá parceria ainda com a Taturana Mobilização.

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. Telefone: 2109-2222.

Site oficial do filme: http://deusdara.net/filmes/comer-o-que

Trailer oficial do filme: https://www.youtube.com/watch?v=PyQpW3QOdP8

Página do Cine Nikiti no Facebook: https://www.facebook.com/cinenikiti

Ficha Técnica:
Comer o Quê?
Direção: Leonardo Brant
Nacionalidade: Brasil
Lançamento: 2016
Duração: 90min
Censura: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário