Cine Nikiti retorna em 2017 com documentário sobre grafite


O Cine Nikiti comemora seus três anos de existência em 2017 e volta a exibir filmes nacionais de ficção junto a documentários - no ano passado foram exibidos somente documentários brasileiros. Ele acontecerá toda terceira quarta-feira do mês, às 18h30, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita. Excepcionalmente na abertura, dia 15 de março, será exibido o documentário “Graffiti Fine Art”, do americano Jared Levy.

O filme, com legendas em português, trata de um tema bastante atual devido à recente polêmica sobre a cobertura dos grafites da cidade de São Paulo pela Prefeitura. Nele, 65 Grafiteiros de 13 países chegam a São Paulo para a 1ª Bienal Internacional “Graffiti Fine Art” no Museu MuBE (Museu Brasileiro da Escultura). Num mundo da arte onde a semântica importa, grafiteiros de todo o mundo se perguntam o que é exatamente a arte do grafite. Afinal de contas, quando o grafite deixa as ruas ainda pode ser considerado grafite? Prêmios de "Best Concept: Documentary Short" e "Honorable Mention: Best Documentary Short" no Los Angeles International Underground Film Festival.

Antes da sessão será exibido o documentário “O Muro é o Meio”, de Eudaldo Monção Jr. O curta aborda as pichações de protestos gravadas nos muros da Universidade Federal de Sergipe. As pichações, gritos de revolta pela falta de segurança no campus, estrutura e qualidade de ensino, são mostradas como formas de indignação, reinvindicação e também de comunicação contra a apatia das paredes brancas que abafam os conflitos socioculturais.

Após a sessão haverá debate com os grafiteiros Marcos Paulo Alfa e Davi Baltar.    

O cineclube é uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, por meio do NPD, o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes.

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. Telefone: 2109-2222.

Página do evento no Facebook:  https://www.facebook.com/events/617477131781329

Página do Cine Nikiti no Facebook: https://www.facebook.com/cinenikiti




Ficha Técnica:
Direção: Jared Levy
Duração: 37min
Produção/Ano:
Estados Unidos/2011
Classificação Indicativa: Livre



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Niterói debate meio-ambiente e crise hídrica brasileira na Biblioteca Pública de Niterói