Cine Nikiti exibe filme premiado nos Festivais do Rio e Gramado

O cineclube Cine Nikiti exibe neste mês o filme “O Último Cine Drive-In”, de Iberê Carvalho.   Ele será apresentado no dia 19 de abril, quarta-feira, às 18h30, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.

Depois de muitos anos, o jovem operário Marlonbrando retorna à sua cidade natal, Brasília, devido à doença da mãe, Fátima. O que seria uma breve viagem se torna uma longa batalha no terceiro maior hospital público do país. Sem ter a quem recorrer, Marlombrando precisará reencontrar seu pai, Almeida. Dono de um cine drive-in, Almeida insiste em manter vivo um tipo de cinema que já não atrai mais espectadores como na década de 70. Para isso, conta com a ajuda de apenas dois funcionários: Paula, que cuida da projeção e da lanchonete; e José, um velho amigo de Almeida, que ajuda a vender ingressos no caixa e da limpeza do local. Com a ameaça de demolição do cinema e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho precisam resolver questões do passado.

O filme, dirigido por Iberê Carvalho, ganhou o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival do Rio 2014; os prêmios de Melhor Ator, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Filme (Júri da Crítica) no Festival de Gramado; e Melhor Filme, Melhor Ator no Festival Internacional de Punta del Este. Foi ainda o grande vencedor na categoria júri popular no 2° Prêmio Netflix, que seleciona filmes que serão adicionados ao catálogo global do serviço de streaming, recebendo mais de 7.100 votos do público.

Antes de “O Último Cine Drive-In” será exibido o documentário “Niterói, Histórias de Cinema”, de Ivan de Angelis e Felipe Duque. O filme, de 20 minutos, conta as histórias das antigas salas de cinema de Niterói, com depoimentos, entre outros, do poeta e jornalista Luis Antônio Pimentel, dos professores da UFF Lucia Bravo e Marcos Barreto, do pesquisador e livreiro Carlos Mônaco, e do diretor de conservação da cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) Hernani Heffner.

Após a sessão haverá bate-papo com os diretores Ivan de Angelis e Felipe Duque.

O Cine Nikiti acontece sempre na 3ª quarta-feira de cada mês. Nele são exibidos longas-metragens brasileiros, sendo resultado de uma parceria entre o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes. 

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. Telefone: 2109-2222.

Página do Cine Nikiti no Facebook: https://www.facebook.com/cinenikiti



Making of do filme (incluindo entrevistas com diretor e equipe técnica): https://www.youtube.com/watch?v=kETf5kRWPDo

Ficha Técnica:
Direção: Iberê Carvalho
Duração: 110 min
Produção/Ano:
Brasil/2014
Classificação Indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo chega à Niterói em Junho

O mundo das pessoas com Síndrome de Down é tema do próximo Cine Debate

Cine Nikiti discute a violência urbana no doc "Mataram Meu Irmão"